segunda-feira, 13 de abril de 2020

Cronologia do CoronaVirus - 2020 - Mundo - Fevereiro

1
- Austrália proíbe entrada no país a não residentes vindos da China.
2
- Filipinas anunciam o primeiro caso mortal no país e o primeiro fora da China.
3
- OMS anuncia que está a trabalhar com a Google para travar informações falsas sobre o novo coronavírus.
11
- OMS decide dar oficialmente o nome de Covid-19 à infeção provocada pelo novo coronavírus.
 13
- Autoridades chinesas mudam a forma de contabilizar e assumir casos de infeção. Passam a contar não apenas os casos com confirmação laboratorial, mas também os que têm confirmação clínica apoiada por exames radiológicos.
14
- Segunda morte confirmada fora da China, no Japão.
16
- Terceira morte confirmada fora da China, num turista chinês que visitava França.
19
- Autoridades iranianas confirmam dois primeiros casos no Irão. A agência estatal iraniana IRNA avança que dois iranianos morreram devido ao Covid-19, poucas horas depois.
20
- Autoridades chinesas voltam a alterar a metodologia da contagem de infetados, uma decisão que se reflete numa descida acentuada no número de novos casos.
- Coreia do Sul regista a primeira morte.
21
- Autoridades chinesas anunciam que surto está "sob controlo".
- Itália regista primeira vítima mortal, um italiano de 78 anos.
22
- Irão fecha escolas, universidades e centros educativos em duas cidades. País confirma mas de 40 casos de infeção e oito mortes.
23
- Presidente da China, Xi Jiping, admite que o surto é a mais grave emergência de saúde no país desde a fundação do regime comunista, em 1949.
- Autoridades italianas ordenam suspensão dos festejos do Carnaval de Veneza.
- Fundo Monetário Internacional (FMI) considera que epidemia coloca em risco a recuperação económica mundial e manifesta disponibilidade para ajudar financeiramente os países mais pobres e vulneráveis.
24
- Comissão Europeia anuncia mobilização de 230 milhões de euros para apoiar a luta global contra o Covid-19.
- Diretor-geral da OMS avisa que o mundo tem de se preparar para uma "eventual pandemia", considerando "muito preocupante" o "aumento repentino" de casos em Itália, Coreia do Sul e Irão.
25
- O especialista que liderou a equipa da Organização Mundial de Saúde (OMS) enviada à China afirma que o mundo "simplesmente não está pronto" para enfrentar a epidemia.
26
- Brasil confirma o primeiro caso de contágio, um homem de 61 anos, residente em São Paulo, regressado recentemente do norte de Itália. É o primeiro caso na América do Sul.
- Vários países confirmam igualmente os primeiros casos, entre os quais Grécia, Finlândia, Macedónia do Norte, Geórgia e Paquistão.
- OMS revela que o número de novos casos diários confirmados no resto do mundo ultrapassou pela primeira vez os registados na China.
27
- Arábia Saudita suspende temporariamente a entrada de peregrinos que visitam a mesquita do profeta Maomé e os lugares sagrados do Islão em Meca e Medina, bem como turistas de países afetados pelo coronavírus.

Internacional - Coronavírus interrompe peregrinação de muçulmanos ...
Suspensa a peregrinação anual a Meca, na Arábia Saudita

 28
- Primeiro caso confirmado na África subsaariana, na Nigéria, depois de terem sido identificadas infeções no norte do continente, no Egito e na Argélia.
- Suíça proíbe pelo menos até 15 de março qualquer evento público ou privado que reúna mais de mil pessoas.
- Comissão Europeia solicita aos Estados-membros da UE que avaliem os impactos económicos do novo coronavírus.
- OMS aumenta para "muito elevado" o nível de ameaça do novo coronavírus.
- Responsáveis da Feira Internacional de Turismo de Berlim anunciam a suspensão do evento, considerado o maior do mundo, que se deveria realizar entre 04 e 08 de março.
29
- Governo francês anuncia cancelamento de "todas as concentrações com mais de 5.000 pessoas" em espaços fechados e alguns eventos no exterior, como a meia-maratona de Paris.
- Primeira vítima mortal nos Estados Unidos da América.

Sem comentários: