quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Horizontes Alargados

Li esta redacção algures na net. As ideias são boas, a escrita nem por isso, mas tem a sua piada:

Portugal é um país encarnado e verde com a esfera armilar no meio e que gosta muito de se alargar,talvez porque não cresceu muito em pecanino.
Primeiro foi o D.Af.Henriques,que alargou o território e veio de Guimarães à espadeirada ao primo e aos outros espanhois,para alargar a quinta. No caminho nem viu que estava a bater numa senhora,que por acaso até era a Mãe. Depois,foi aquela mania dos ascendentes do sr.Pinto da Costa,que desataram a dar paulada nos moiros,coitadinhos,que até foram a nadar para o norte de Àfrica e tiveram de ir,outra vez,morar p'ró deserto. Depois foi o milagre das rosas e do D.Dinis. As rosas,foram transformadas dos pãos da rainha Isabel. Os pãos eram cinco e as rosas eram duas dúzias. O D.Dinis também alargou o pinhal de Leiria até à estrada nacional nº.1,que é a única coisa que não se tem alargado desde esse tempo e que serve para umas senhoras esquisitas passearem e quando o meu pai passa ali com o carro a minha Mãe alarga a minha curiosidade porque me vira a cara para o lado, para eu não ver não sei o quê.
Depois foi o D.Sebastião que até alargou a nossa fama de parvos, foi lá p'ró estrangeiro e perdeu-se no nevoeiro. Depois esse D.Henrique que vivia com aqueles trapos castanhos na cabeça e devia de enjoar no mar, porque mandava sempre ir os outros para alargar Portugal. E tanto nos alargámos,que fomos parar ao Brasil e à India e ao arquilépago dos Bijagozes e ao Japão, onde ensinámos muitas coisas boas, como dar tiros e dizer obrigado. Nos descobrimentos é que nós nos alongámos mais,na fé e no império. Mas não ficámos por aí.
Já lá mais pró pé dos nossos dias,o marquês de Pombal,alargou-se nas despesas para construir a baixa de Lisboa e alargou-se também na cacetada que andou a dar nos jizuistas ou lá como se chamavam os padres que usavam chapeu e saias pretas.De alargamento em  alargamento,até que ficámos um país assim a modos que como os outros.O que é - e isso foi mal feito - alargámos mais para fora que para dentro.Também,verdade se diga,se fôssemos alargar p'ra Espanha não ficávamos a ganhar nada porque ainda tínhamos de ficar com aquelas xatices da cidade de Badajoz e de Ayamonte,que são quentes no verão e frias que nem burro no inverno. Bom,mas depois veio um tempo em que pouco ou nada alargámos e até minguámos. Começou com a India e nunca mais parámos de enculher.
Agora é que temos voltado aos alargamentos e eu cá acho que isso é bom porque é a alargar que o meu tio Zeca tem ficado rico e até já tem uma televisão,que se alarga pró estrangeiro e serve para alargar as discussões lá em casa.Eu cá acho,que nunca estivemos tão bem em Portugal.O sr.Primeiro Ministro alargou o preço da gasolina e até o futebol português alargou as divisões e até o clube da minha terra,que nem vem no mapa e que por acaso até é treinado cá pelo meu pai,já vai jogar numa divisão nacional qu'até parece o Benfica.
Eu acho que Portugal voltou a ser um grande e alargado País,como no tempo do D.Af.Henriques. Só tenho pena de não ser como ele. Ainda no outro dia tentei também bater na minha Mãe e levei um tal arraial de xapada que fiquei com a cara num alargamento que só visto.Enfim,nem todos os alargamentos são bons.

Xiquinho 12 anos. 
PS - Este ano já passei para a quarta classe.Ainda só perdi três!!!


3 comentários:

Elvira Carvalho disse...

Agora até alargamos na abstenção.
Um abraço

cris disse...

Ai o que me ri! Estava a sentir-me tão em baixo (fruto do clima) mas este texto superou as minhas expectativas! Até os erros ortográficos têm piada...
Obrigada por este momento
Cris

lagartinha disse...

Eu também me sinto alargada, mas a estreitar nas saídas...
Que texto fabuloso! Ainda bem que vim matar saudades...já me sinto mais animada!
Beijo grande e...fuuui