quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Estudar com Música

Essa ideia de fazer uma lista de músicas prontinhas a ajudar os alunos a ter melhores notas não é má de todo. 
Quando era adolescente, o radiozinho de pilhas era o meu fiel companheiro das tardes de estudo, debitando melodias de paixão para os registos no caderno ou ritmos avassaladores para os exercícios de aplicação. A revisão das matérias para os testes do dia seguinte era enquadrada num Mozart ou Débussy, generosamente oferecidos pela Emissora Nacional. Nem concebia estudar sem música!
A ideia velha rejuvenesceu e atualizou-se. Uma psicóloga britânica juntou-se à spotify para criar a tal lista: músicas para o começo do dia, com várias batidas, alegre o suficiente de modo a acordar devidamente e encarar as aulas com o espírito de conquistador; músicas para a hora do almoço, electrónica de preferência, tendo em vista a libertação das energias acumuladas ou atrofiadas na sala de aula e auxiliar na digestão; música mais geral para compor o estudo de tarde; as baladas e afins embalarão o jovem num sono tranquilo e reparador. Genial!
Podemos contar daqui para a frente com gerações aplicadas e firmemente cientes da importância da Escola e da Música.

3 comentários:

Isamar disse...

Nunca consegui estudar ao som da música, amiga. Gosto tanto dela que me deixo envolver pelo convite que qualquer tipo de música me faz. Sonhos, devaneios,saltos transportam-me para um mundo que não é aquele a que a vida de trabalho, estudo ou preparação de temas me obrigam. Aprecio, no entanto, quem consegue estudar nesse ambiente e tenho exemplares desses cá em casa. Beijinhos

Elvira Carvalho disse...

Não consigo ler com música, quanto mais estudar. Não dá para me concentrar. Provavelmente vim com defeito de fabrico.
Um abraço e uma boa semana

o escriba disse...

Obrigada, Isamar e Elvira.
Comigo, a música funciona como um calmante que me ajuda a concentrar nas tarefas. Se calhar são manias minhas, eheheheh.

bjinhos às duas.