terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Momentos da História


We the people of the United States, in order to form a more perfect Union, establish Justice, insure domesticTranquility, provide for the common defence, promote the general Welfare, and secure the Blessing of Liberty to ourselves and our Posterity, do ordain and establish this Constitution for the United States of America. (Preâmbulo da Constituição dos Estados Unidos da América).

Assim começa o texto da Constituição dos Estados Unidos da América, a que Barak Obama irá jurar fidelidade.
Os olhos do mundo inteiro estão postos na cerimónia que hoje decorre, porque dela advirão ventos de mudança. Não só porque o presidente eleito representa uma perspectiva política diferente da administração anterior, mas porque é o primeiro presidente negro na história do país mais poderoso do mundo.
Alterar o rumo da crise económica e financeira e da posição militar nos países do médio oriente em conflito são os propósitos primeiros desta nova era da governação americana. Outros propósitos estão traçados, apoiados em expressões como “Yes, we can!” e “Hope”. É um tempo de mudança e de esperança. O Futuro nos dirá se é a realização colorida de um sonho a preto e branco verbalizado por Marthin Luther King em 28 de Agosto de 1963.

"Eu estou contente em unir-me a vós no dia que entrará para a história como a maior demonstração pela liberdade na história da nossa nação. Há cem anos atrás, um grande americano, na qual estamos sob a sua simbólica sombra, assinou a Proclamação de Emancipação.(…)
Este não é o momento para descansar no luxo refrescante ou tomar o remédio tranquilizante do gradualismo. (…) Agora é o tempo para transformar em realidade as promessas de democracia.(…)
Eu digo-vos hoje, meus amigos, que embora nós enfrentemos as dificuldades de hoje e amanhã, eu ainda tenho um sonho. É um sonho profundamente enraizado no sonho americano.Eu tenho um sonho, que um dia esta nação se levantará e viverá o verdadeiro significado da sua crença - nós celebraremos estas verdades e elas serão claras para todos – de que os homens são criados iguais. (…)Eu tenho um sonho, que um dia todo vale será exaltado, e todas as colinas e montanhas virão abaixo, os lugares ásperos serão aplainados e os lugares tortuosos serão endireitados e a glória do Senhor será revelada e toda a carne estará junta. Esta é nossa esperança. (…)”
foto da net

6 comentários:

FERNANDA-ASTROFLAX disse...

QUERIDA AMIGA, QUE AS NOSSAS EPECTATIVAS E AS DE TODO O MUNDO NÃO SAIAM DESFRAUDADAS... QUE DEUS ESTEJAM COM ELE E COM TODOS NÓS... UM ABRAÇO DE CARINHO E TERNURA,
FERNANDINHA

Mare Liberum disse...

Amiga Esperança

Que as expectativas depositadas em Obama, visto como um Messias, um Salvador do mundo, não saiam defraudadas. Nele depositamos a esperança de que o futuro será muito melhor. Que Deus o acompanhe, nos acompanhe. Os oito últimos anos de governação dos Estanos Unidos foram calamitosos.

Bjinhos querida amiga

o escriba disse...

Fernandinha

Assim esperamos todos!

bjinhos
Esperança

o escriba disse...

Cata-Vento

E essa calamidade estendeu-se ao mundo inteiro. Aguardemos.

bjinhos
Esperança

Tiago R Cardoso disse...

Agora espera-se a acção e as medidas prometidas.

o escriba disse...

Tiago R Cardoso

A História dirá se foi mesmo o começo de uma nova era.

Um abraço
Esperança