quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Assim dizemos

A língua portuguesa é rica em expressões idiomáticas. Trago aqui algumas.

Andar à toa
Significado: Andar sem destino, despreocupado, passando o tempo.
Origem: Toa é a corda com que uma embarcação reboca a outra. Um navio que está “à toa” é o que não tem leme nem rumo, indo para onde o navio que o reboca determinar.

Coisas do arco-da-velha
Significado: Coisas inacreditáveis, absurdas, espantosas, inverosímeis.
Origem: A expressão tem origem no Antigo Testamento; arco-da-velha é o arco-íris, ou arco-celeste, e foi o sinal do pacto que Deus fez com Noé: "Estando o arco nas nuvens, Eu ao vê-lo recordar-Me-ei da aliança eterna concluída entre Deus e todos os seres vivos de toda a espécie que há na terra." (Génesis 9:16)
Arco-da-velha é uma simplificação de Arco da Lei Velha, uma referência à Lei Divina.
Há também diversas histórias populares que defendem outra origem da expressão, como a da existência de uma velha no arco-íris, sendo a curvatura do arco a curvatura das costas provocada pela velhice, ou devido a uma das propriedades mágicas do arco-íris - beber a água num lugar e enviá-la para outro, pelo que velha poderá ter vindo do italiano bere (beber).

Cair da tripeça
Significado: Qualquer coisa que, dada a sua velhice, se desconjunta facilmente.
Origem: A tripeça é um banco de madeira de três pés, muito usado na província, sobretudo junto às lareiras. Uma pessoa de avançada idade aí sentada, com o calor do fogo, facilmente adormece e tomba.

Dar um lamiré
Significado: Sinal para começar alguma coisa.
Origem: Trata-se da forma aglutinada da expressão «lá, mi, ré», que designa o diapasão, instrumento usado na afinação de instrumentos ou vozes; a partir deste significado, a expressão foi-se fixando como palavra autónoma com significação própria, designando qualquer sinal que começo a uma actividade dê. Historicamente, a expressão «dar um lamiré» está, portanto, ligada à música (cf. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa).

Embandeirar em arco
Significado: Manifestação efusiva de alegria.
Origem: Na Marinha, em dias de gala ou simplesmente festivos, os navios embandeiram em arco, isto é, içam pelas adriças ou cabos (vergueiros) de embandeiramento galhardetes, bandeiras e cometas quase até ao topo dos mastros, indo um dos seus extremos para a proa e outro para a popa. Assim são assinalados esses dias de regozijo ou se saúdam outros barcos que se manifestam da mesma forma.

Erro Crasso
Significado: Erro grosseiro
Origem: Na Roma antiga havia o Triunvirato: o poder dos generais era dividido por três pessoas.
No primeiro destes Triunviratos, tínhamos: Caio Júlio, Pompeu e Crasso. Este último foi incumbido de atacar um pequeno povo chamado Partos.
Confiante na vitória, resolveu abandonar todas as formações e técnicas romanas e simplesmente atacar. Ainda por cima, escolheu um caminho estreito e de pouca visibilidade.
Os Partos, mesmo em menor número, conseguiram vencer os romanos, sendo o general que liderava as tropas um dos primeiros a cair. Desde então, sempre que alguém tem tudo para acertar, mas comete um erro estúpido, dizemos tratar-se de um "erro crasso".

Fazer tábua rasa
Significado: Esquecer completamente um assunto para recomeçar em novas bases.
Origem: A tabula rasa , no latim, correspondia a uma tabuinha de cera onde nada estava escrito.
A expressão foi tirada, pelos empiristas, de Aristóteles, para assim chamarem ao estado do espírito que, antes de qualquer experiência, estaria, em sua opinião, completamente vazio. Também John Locke (1632 1704), pensador inglês, em oposição a Leibniz e Descartes, partidários do inatísmo, afirmava que o homem não tem nem ideias nem princípios inatos, mas sim que os extrai da vida, da experiência.
«Ao começo», dizia Locke, «a nossa alma é como uma tábua rasa, limpa de qualquer letra e sem ideia nenhuma. Tabula rasa in qua nihil scriptum . Como adquire, então, as ideias? Muito simplesmente pela experiência.»

Fazer tijolo
Significado: Morrer.
Origem: Segundo se diz, existiu um velho cemitério mouro para as bandas das Olarias, Bombarda e Forno do Tijolo.
O almacávar, isto é, o cemitério mourisco, alastrava-se numa grande extensão por toda a encosta, lavado de ar e coberto de arvoredo.
Após o terramoto de 1755, começando a reedificação da cidade, o barro era pouco para as construções e daí aproveitar-se todo o que aparecesse.
O cemitério árabe foi tão amplamente explorado que, de mistura com a excelente terra argilosa, iam também as ossadas para fazer tijolo.
Assim, é frequente ouvir-se a expressão popular em frases como esta: “Daqui a dez anos já eu estou a fazer tijolo”.
in ‘Dicionário de Expressões Correntes’, Orlando Neves

Mal e porcamente
Significado: Muito mal; de modo muito imperfeito.
Origem: «Inicialmente, a expressão era "mal e parcamente". Quem fazia alguma coisa assim, agia mal e eficientemente, com parcos (poucos) recursos.
Como parcamente não era palavra de amplo conhecimento, o uso popular tratou de substituí-la por outra, parecida, bastante conhecida e adequada ao que se pretendia dizer. E ficou " mal e porcamente", sob protesto suíno.»1
1 in A Casa da Mãe Joana, de Reinaldo Pimenta, vol. 1 (Editora Campus, Rio de Janeiro)

Ter para os alfinetes
Significado: Ter dinheiro para viver.
Origem: Em outros tempos, os alfinetes eram objecto de adorno das mulheres e daí que, então, a frase significasse o dinheiro poupado para a sua compra porque os alfinetes eram um produto caro.
Os anos passaram e eles tornaram-se utensílios, já não apenas de enfeite, mas utilitários e acessíveis.
Todavia, a expressão chegou a ser acolhida em textos legais. Por exemplo, o Código Civil Português, aprovado por Carta de Lei de Julho de 1867, por D. Luís, dito da autoria do Visconde de Seabra, vigente em grande parte até ao Código Civil actual, incluía um artigo, o 1104, que dizia: «A mulher não pode privar o marido, por convenção antenupcial, da administração dos bens do casal; mas pode reservar para si o direito de receber, a título de alfinetes, uma parte do rendimento dos seus bens, e dispor dela livremente, contanto que não exceda a terça dos ditos rendimentos líquidos.»

Do Tempo da Maria Cachucha
Significado: Muito antigo.
Origem: A cachucha era uma dança espanhola a três tempos, em que o dançarino, ao som das castanholas, começava a dança num movimento moderado, que ia acelerando, até terminar num vivo volteio.Esta dança teve uma certa voga em França, quando uma célebre dançarina, Fanny Elssler, a dançou na Ópera de Paris.
Em Portugal, a popular cantiga Maria Cachucha (ao som da qual, no séc. XIX, era usual as pessoas do povo dançarem) era uma adaptação da cachucha espanhola, com uma letra bastante gracejadora, zombeteira.

fonte: recebido por e-mail

32 comentários:

peciscas disse...

Bem curiosas e por vezes insólitas e inesperadas as explicações para algumas destas expressões tão conhecidas.
O meu obrigado pela presença solidária durante a "pausa".

Tiago R Cardoso disse...

uma língua rica e diversificada, uma língua única sem duvida.

lagartinha disse...

Coisas que às vezes dizemos, mas que nem sempre conhecemos o significado...gostei muito deste post!
Beijinhos

vieira calado disse...

A língua portuguesa (como outras que conheço, aliás), é muito rica em expressões idiomáticas, sem dúvida!
E as regiões?
O "Falar Algarvio", por exemplo, de que até há um dicionário?

Um abraço

Isamar disse...

Há expressões que usamos só porque as ouvimos mas cuja origem desconhecemos embora saibamos o seu significado. Aqui no Algarve há muitas expressões e penso que ao "fazer mal e porcamente" corresponde o " fazer à fedoca". Também há o " andar à nora" ter um problema de difícil solução entre mãos ou ter muito trabalho..
Em Olhão, já as deves ter ouvido. Mas há muitas mais.
Deixo-te um beijinho. Ontem não me senti bem pelo que pouco andei na blogosfera.

Bjinhos

o escriba disse...

peciscas

É através dessas explicações que nos apercebemos da riqueza implícita do vocabulário que usamos.

Folgo em saber que já vai recuperando.

Um abraço e boas melhoras
Esperança

o escriba disse...

Tiago R Cardoso

A nossa língua é muito rica neste aspecto.
Embora o amigo não utilize muito este recurso, também os seus escritos são ricos em diversificação vocabular.

Um abraço
Esperança

o escriba disse...

Ana Lagartinha

Obrigada menina!
Também achei interessantes estas explicações sobre a origem destas expressões.

bjinhos
Esperança

o escriba disse...

Vieira Calado

Também tenho aqui umas coisitas sobre o nosso falar tão rico e um dia destes vou postar.


Um abraço
Esperança

o escriba disse...

Isabel

Querida Amiga, tal como dizia ao amigo Veira Calado, tenho aqui umas coisas sobre isso. São algo semeçhantes mas bem à nossa maneira.

Esta semana foi complicada para mim e estou a ver que a próxima também, por isso tenho vindo aqui muito de fugida. Espero que estejas bem.

bjinhos
Esperança

Elvira Carvalho disse...

Exceptuando a tripeça, o restoi conhecia. E fiquei a pensar. Que pena o governo não caia da tripeça...
Um abraço e bom feriado

o escriba disse...

Flor

Obrigada por aqui ter passado. Amanhã é dia de lembrar Florbela!

Um abraço
Esperança

o escriba disse...

Elvira

Bom feriado para si também.

bjs
Esperança

Jorge P. Guedes disse...

Gente da minha idade certamente que as conhece a todas.
Já os mais novos...

Daí que este apanhado de expressões possa ser útil a muita gente.

Um abraço.

o escriba disse...

Jorge

Também achei que era útil, se bem que tenho consciência que não passam por aqui tantos mais novos do que nós. Mas, enfim...

Um abraço
Esperança

Anónimo disse...

Hola im new[url=http://www.cnmispace.com/James142].[/url]

Anónimo disse...

[URL=http://www.wallpaperhungama.in/details.php?image_id=13415][IMG]http://www.wallpaperhungama.in/data/thumbnails/117/Minissha Lamba-91.jpg[/IMG][/URL]

[URL=http://www.wallpaperhungama.in/details.php?image_id=13240][IMG]http://www.wallpaperhungama.in/data/thumbnails/117/Minissha Lamba-90.jpg[/IMG][/URL]

[URL=http://www.wallpaperhungama.in/details.php?image_id=13236][IMG]http://www.wallpaperhungama.in/data/thumbnails/117/Minissha Lamba-87.jpg[/IMG][/URL]

[URL=http://www.wallpaperhungama.in/details.php?image_id=13234][IMG]http://www.wallpaperhungama.in/data/thumbnails/117/Minissha Lamba-85.jpg[/IMG][/URL]


[url=http://www.wallpaperhungama.in/cat-Minissha-Lamba-117.htm][b]Minissha Lamba Hot Wallpapers[/b][/url]

Photo gallery at WallpaperHungama.in is dedicated to Minissha Lamba Pictures. Click on the thumbnails on enlarged Minissha Lamba pictures, exclusive photographs and snobbish photos. Also validate out other Pictures Gallery recompense Squeaky property and Strong Resolution twin scans, film captures, moving picture promos, wallpapers, hollywood & bollywood pictures, photos of actresses and celebrities

Anónimo disse...

Hello,
I have developed a new clean web 2.0 wordpress theme.

Has 2 colours silver and blue, has custom header(colour or image).
I am curently working on it, so if you have suggestions let me know.

You can view live demo and download from here www.getbelle.com
If you found bug reports or you have suggestions pm me.
Wish you a happing using.

many thanks to [url=http://www.usainstantpayday.com/]USAInstantPayDay.com[/url] for helping with hosting and developement of the theme
mumRoaryLor

Anónimo disse...

Really fascinating website.

Scandinavian optimization consultant providing affordable all-inclusive service (sokoptimering).
[url=http://www.smotop.se/smotopbloggen/]SMOTop[/url]
http://www.smotop.se

Anónimo disse...

Are you thinking of getting involved into some serious fun sessions? If yes, then don't think beyond New York escorts. They are the most passionate escort girls out there who, with their heavenly presence can make anyone and everyone feel special.
They are the proud owners of the best physical features and they know what their clients want from them during a session.
Payment for your girl can be done online instantly. So, you should not have any sort of issue regarding anything.
Most people always associate intimacy and fantasy with escorts. Yes, these are very important part of the escort services. But with time these services have evolved and now they try to fulfill all the desires of the clients, whether it is physical desires or psychological desires like companionship and friendship. If you want, you can have a complete date like experience with an escort.
[url=http://bijouescorts.com]Manhattan Escort[/url] The growing popularity of a New York escort agency has been the outcome of a number of factors. First, a New York based escort agency believes in offering only the most exciting range of escort fun. Secondly, the rates that such an escort agency charges always comes under one's budget. Thirdly, instant access of girls in and around New York has been another major contributing factor in its success.

Escort fun can be real fun for you if you believe in going wild. And when you go wild in New York, there is no one to stop you from doing it. Being one of the leading escort services providers and the safest place on earth to be, New York boasts of featuring some of the most popular escort girls. These girls are very carefully chosen from different global locations and they are trained and groomed in such a manner that they can effortlessly satisfy all types of clients- from submissive to highly demanding. By going for a safe and refreshing New York escorts session, you can again feel being on top of the world! Coming out of the worldly tensions and monotony is just possible with the gracious presence of the New York escort services girls.
http://bijouescorts.com The glamorous and the sexiest young escorts from New York are available in several varieties as desired by the clients. They have their own impressive style that explains a statement about their personality and high-end professionalism. You can take these girls as the most stimulating companion on any tour or social events and functions. The erotic ladies with beauty and glamour can offer a wide range of services especially for the clientele. Clients can enjoy peep shows, erotic dancing, twosome and threesome physical entertainment services, cam to cam erotica, live chat, massage services, etc.

Anónimo disse...

if you guys exigency to permit [url=http://www.generic4you.com]viagra[/url] online you can do it at www.generic4you.com, the most trusted viagra pharmaceutics info allowing as regards anyhow generic drugs.
you can ascertain drugs like [url=http://www.generic4you.com/Sildenafil_Citrate_Viagra-p2.html]viagra[/url], [url=http://www.generic4you.com/Tadalafil-p1.html]cialis[/url], [url=http://www.generic4you.com/VardenafilLevitra-p3.html]levitra[/url] and more at www.rxpillsmd.net, the initial [url=http://www.rxpillsmd.net]viagra[/url] chief on the web. well another great [url=http://www.i-buy-viagra.com]viagra[/url] pharmacy you can find at www.i-buy-viagra.com

Anónimo disse...

[url=http://bejepewa.t35.com/news_87.html]online merchant account gambling[/url] [url=http://bejepewa.t35.com/news_585.html]casino gaming online play[/url] [url=http://bejepewa.t35.com/news_68.html]casino online xasino gambling[/url] [url=http://bejepewa.t35.com/news_46.html]trump hotel and casino[/url] [url=http://bejepewa.t35.com/news_365.html]smoke free california casinos[/url]

Anónimo disse...

[url=http://bewutore.t35.com/news_210.html]map of tunica casinos[/url] [url=http://bewutore.t35.com/news_680.html]online gambling blog[/url] [url=http://bewutore.t35.com/news_490.html]borgata casino atlantic city[/url] [url=http://bewutore.t35.com/news_417.html]hong kong online gambling[/url] [url=http://bewutore.t35.com/news_438.html]largest online gambling site[/url]

Anónimo disse...

[url=http://bidejehi.t35.com/news_365.html]hard rock casino hotel[/url] [url=http://bidejehi.t35.com/news_121.html]basic strategy for blackjack[/url] [url=http://bidejehi.t35.com/news_669.html]gaming onlineplayer gambling slots[/url] [url=http://bidejehi.t35.com/news_599.html]casino gambling guide online top[/url] [url=http://bidejehi.t35.com/news_103.html]major providers of online gambling[/url]

Anónimo disse...

[i]Секс знакомства Макарьев Секс знакомства Скопин знакомства для секса Котлас [/i]
прядко елена познакомлюсь с парнем Секс знакомства Болохово девушки русские знакомства
[i]секс знакомства улан-удэ знакомства для секса г. красноярск [/i]
http://facatuci.t35.com/cat11.html http://facatuci.t35.com/cat7.html http://facatuci.t35.com/cat13.html

Anónimo disse...

Hi people,

What online mags do you read and would recommend?

For all you emo people out there I recommend The Enough Fanzine. It is one of the first rock zines on the www.

They have throusands of interviews from the most popular bands all over the world. Check them out online: [url=http://www.enoughfanzine.com]Enough Fanzine[/url]. Best of it all, they are 100% non-profit and just helping the scene!

Looking forward to your recommendations.

Regards!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.