quinta-feira, 31 de julho de 2008

Pelos caminhos de Portugal

Em tempo de férias, sabe bem dar um passeio por essas terras de Portugal. Um dos motivos de interesse que podemos apreciar é o próprio chão que pisamos.

A Calçada Portuguesa

A calçada portuguesa é um tipo de revestimento de piso, utilizado especialmente na pavimentação de calçadas e de espaços públicos de uma forma geral.
Consiste em pedras de formato irregular, geralmente de calcário, que formam padrões decorativos pelo contraste entre as pedras de distintas cores. As cores mais tradicionais são o preto e o branco, embora sejam populares também o castanho e o vermelho. Em Portugal, os trabalhadores especializados na colocação desse tipo de calçada são os mestres calceteiros.
A chamada "calçada portuguesa", conforme a conhecemos, em calcário branco e negro, foi feita pela primeira vez em Lisboa no ano de 1842, por presidiários, numa iniciativa do Governador de Armas do Castelo de S. Jorge, Tenente-general Eusébio Cândido Furtado. O desenho foi uma aplicação simples, tipo zig-zag. Para a época foi uma obra de certa forma insólita que motivou versos satíricos dos cronistas portugueses e levou o escritor Almeida Garret a mencioná-la no romance "O Arco de Sant'Anna".
O sucesso foi tanto que proporcionou ao Tenente-general novas verbas para pavimentar toda a área do Rossio - seguramente a região mais conhecida, mais central de Lisboa - numa extensão de 8.712 metros quadrados.



OS CALCETEIROS
Escrevem na rua:
juntam
cuidadosamente
palavras
pegam-lhes
sílaba a sílaba
escolhem, unem,
completam, tocam
ao de leve por cima
e continuam.
Com o maço
e o suor
assinam.
Poema de António Osório
fontes: fotos amigas,wikipédia, calcadaportuguesa.blogspot.com

9 comentários:

lagartinha disse...

Olá Esperança
Acabou de me "salvar o dia"!
Andava desesperada à procura de imagens de calçada Portuguesa para por na entrada da "casa" lá do meu chalet...
De repente, penso assim: "vou parar um bocadinho e aproveitar para fazer uma ronda de visitas" clico no selo da Soma de Letras e que vejo???? Um post sobre calçada Portuguesa. Agora pergunto eu: Posso roubar uma imagenzita ou outra? Posso? Posso? Eu depois mostro a casinha toda lindinha...
Um beijinho verde

o escriba disse...

Ana Lagartinha

Olhe vá até à sua caixa de correio que eu vou enviar-lhe o pps completo de onde tirei estas imagens, valeu?
Quero que a sua casa fique lindona!!!

bjs
Esperança

Isamar disse...

Amiga Esperança

Mais um post muito interessante. A calçada portuguesa atapeta com cubos de calcário e basalto as ruas, passeios, jardins, largos das cidades portuguesas com motivos lindíssimos. Começaram por ser geométricos mas actualmente já há motivos florais/ vegetais, animais, marítimos conforme a localização da povoação a calcetar.
Gostei imenso de ter visto um dos muitos passeios da cidade de Faro que deves conhecer bem devido à proximidade das nossas cidades.

Bjinhos

Continuação de boas férias

o escriba disse...

Isabel

Quantos vezes vamos distraídos a admirar a beleza dos edifícios ou das paisagens e não nos damos conta do belo chão que pisamos!É uma arte. É beleza!


Fica bem
bjs
Esperança

lagartinha disse...

Obrigada amiga Esperança. Vai ser a primeira a ver a casa, pois assim que estiver pronta vou mandar-lhe uma apresentação VIP...
Grande beijinho

Elvira Carvalho disse...

Estou voltando aos poucos a visitar os amigos.
Muito bonito este post, sobre a calçada portuguesa. Parabéns
Bom fim de semana
Um abraço

o escriba disse...

Elvira

Muito estimo de a "ver" melhor e de volta às visitas.
Continuação das melhoras. Tudo de bom para si!

bjs
Esperança

lagartinha disse...

Esperança
Vim agradecer as "pedrinhas". Tenho a caixa de correio tão cheia, que nem consegui responder...por isso, vim agradecer aqui.
Muito e muito obrigada
Um beijinho

Anónimo disse...

Um livro com imagens interessantes que supostamente lhe irá interessar, se o conseguir encontrar..." Ladrilhos da Cidade da Horta", publicado pela junta de Freguesia da Matriz.